Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Ferramentas Pessoais

Navegação

Você está aqui: Página Inicial / Posts / Comportamento

Comportamento

A mente humana deixando de lado, aos poucos, em sua evolução, o instinto, começa apresentar comportamentos que fogem de causas puramente biológicas.

No estado atual muitas das decisões são baseadas tanto em experiências anteriores, no raciocínio ou na repetição de comportamentos de outros modelos.

É facilmente observável que o primeiro modelo adotado é o comportamento dos pais. Figura que normalmente está presente desde o primeiro dia de vida até a fase adulta.

A influência dos pais no comportamento do filho é gigantesca. Qualquer um que negue esse fato, ignora o quanto imita solenemente os próprios pais.

A seguir, diversos outros modelos comportamentais são bombardeados, ainda mais no mundo globalizado, todos os dias.

Se você assiste TV, você é parte daquilo que assiste. Se você acessa o Facebook, Instagram ou qualquer ferramenta social, uma parte de você vem dessa vivencia virtual. Pense em todos os outros modelos que participam do seu caráter: jornais, anúncios, amigos, trabalho etc. Quão mais apegado esses itens estão à sua vida, mais presentes estão essas características comportamentais em você.

Quando digo que uma parte de você é o Facebook, entenda que apesar do ser humano (ou seu Espírito) ser indivisível, a sua totalidade pode ser, apenas para estudo, dividida em diferentes partes. Um irmão dizendo para outro: "você é esforçado igual ao papai". Essa situação representa bem o ponto em questão.

Imitar vem do latim imitare, significa reproduzir a imagem, modelar-se, copiar, assemelhar-se. Nós imitamos, simplesmente imitamos como forma de aprendizagem.

Preste atenção, pois como já diz o ditado: diga-me com quem andas e eu te direi quem és. E podemos nos atualizar e afirmar: diga-me quais comunidades virtuais participa, quais canais de TV assiste e quais jornais lê e direi quem você é.

Preste atenção. É possível crescer a cada ano, a cada mês, a cada dia, a cada segundo mas apenas se você se esforça e toma as decisões de uma mente livre e sadia.

Ações do documento

Passagens

"Tudo o que somos é resultado daquilo que pensamos."

Buda

:-:-:-:-:-:

 

"Se toda imperfeição é fonte de sofrimento, o Espírito deve sofrer não somente pelo mal que fez como pelo bem que deixou de fazer na vida terrestre."

Allan Kardec

 

:-:-:-:-:-:

 

"Tenhamos em mente que não somos o que os  outros pensam e, muitas vezes, nem mesmo o que pensamos ser. Mas somos, verdadeiramente, o que sentimos. Aliás, os sentimentos revelam nosso desempenho no passado, nossa atuação no presente e  nossa potencialidade no futuro."

Hammed