Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Ferramentas Pessoais

Navegação

Você está aqui: Página Inicial / Posts / Imaginação

Imaginação

A imaginação pode representar um grande diferencial em sua vida. Ela é o princípio de toda criação, é a solução de todos os problemas. Para fazer bom proveito de sua capacidade criativa, basta usar sua imaginação no dia-a-dia, exercita-la com frequência. Como tudo em nosso corpo/espírito o que não usamos atrofia e aquilo que utilizamos se fortalece e aprimora.

De certa forma, tudo começa na imaginação. Não existe ação que não tenha seu inicio no pensamento.

Essa afirmação pode parecer um pouco vaga, mas digamos que você esteja em um museu pela primeira vez e queira ir ao banheiro: sua mente começa a trabalhar, sua imaginação tenta preencher o vazio entre seu estado atual e sua necessidade. Automaticamente e instantâneamente sua cabeça estará repleta de pensamentos: é melhor eu ir para o primeiro andar? será que aquela placa indica onde é  o banheiro? cadê o guardinha para me orientar? será que aguento segurar até em casa?

É impressionante como a mente é rápida e como o processo criativo é natural.

Muitas vezes as respostas para nossos problemas está na reciclagem de alguma outra solução antiga adaptada ao novo empreendimento.

Uma das definições da criatividade é: combinação de idéias anteriores para criar novas. E a idéia mais valiosa é aquela que resolve o problema com o menor esforço. A melhor saída para o problema do museu é achar o banheiro mais próximo, ou seja, aquele que você ande menos e chegue mais rápido.

Como nosso grande mestre Einstein já dizia

"A imaginação é mais importante do que o conhecimento."

Isso pois o conhecimento contem elementos para solucionar nossos problemas mas é a imaginação que manipula o conhecimento para criar mais conhecimento e resolver os grandes desafios.

A criatividade é mais apreciada na arte, mas ela também é essencial para a ciência. A criatividade está em tudo e em todos.

Muitas das empresas que estão na frente souberam usar a imaginação para superar seus concorrentes. O Google é um bom exemplo. O que ele fez de diferente? Na época de sua ascensão já existiam outros bons sites de busca. Ele apenas criou mais um serviço de busca, porém com um diferencial excelente, ele te fornece resultados mais precisos para sua busca.

É claro que você não precisa ser um dos fundadores do Google para se aliar a imaginação. É preciso apenas um pouco de esforço e você perceberá que os problemas não são tão grandes o quanto parecem.

As vezes comparo a vida a um jogo de xadrez, pois sempre existe uma jogada melhor. Muitas vezes penso: qual o melhor jeito de pedir um favor? qual o melhor jeito de pedir um desconto? o melhor jeito para vender seu peixe? para crescer dentro da empresa? para me sentir mais realizado? Grande parte das vezes, ao pensar com mais vontade, descubro um jeito melhor e mais fácil.

Ações do documento

registrado em:
Passagens

"Tudo o que somos é resultado daquilo que pensamos."

Buda

:-:-:-:-:-:

 

"Se toda imperfeição é fonte de sofrimento, o Espírito deve sofrer não somente pelo mal que fez como pelo bem que deixou de fazer na vida terrestre."

Allan Kardec

 

:-:-:-:-:-:

 

"Tenhamos em mente que não somos o que os  outros pensam e, muitas vezes, nem mesmo o que pensamos ser. Mas somos, verdadeiramente, o que sentimos. Aliás, os sentimentos revelam nosso desempenho no passado, nossa atuação no presente e  nossa potencialidade no futuro."

Hammed