Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Ferramentas Pessoais

Navegação

Você está aqui: Página Inicial / Posts / Nosso macaco bêbado

Nosso macaco bêbado

Um mestre uma vez perguntou a seus discípulos: "Um macaco embriagado com vinho, vai de uma arvore frutífera a outra, bêbado e cambaleante, até que tropeça em um ninho de escorpiões. Enquanto estes os atacam, dando-lhe picadas por todo o corpo, ele grita e pula de raiva e de dor. O que é este macaco?"

Os discípulos não conseguiram responder e então o mestre lhes explicou: "A mente humana. Ela é irrequieta como um macaco. Embriagada pelo vinho do desejo, corre cegamente de um prazer dos sentidos a outro. Atacada pelos escorpiões do ciúme, da ganância e do orgulho, debate-se furiosamente de ódio. Portanto, os maiores conquistadores da terra são aqueles que conquistaram suas próprias mentes".

Ações do documento

Passagens

"Tudo o que somos é resultado daquilo que pensamos."

Buda

:-:-:-:-:-:

 

"Se toda imperfeição é fonte de sofrimento, o Espírito deve sofrer não somente pelo mal que fez como pelo bem que deixou de fazer na vida terrestre."

Allan Kardec

 

:-:-:-:-:-:

 

"Tenhamos em mente que não somos o que os  outros pensam e, muitas vezes, nem mesmo o que pensamos ser. Mas somos, verdadeiramente, o que sentimos. Aliás, os sentimentos revelam nosso desempenho no passado, nossa atuação no presente e  nossa potencialidade no futuro."

Hammed