Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Ferramentas Pessoais

Navegação

Você está aqui: Página Inicial / Posts / O que é Espiritismo?

O que é Espiritismo?

“O Espiritismo é, ao mesmo tempo, uma ciência de observação e uma doutrina filosófica. Como ciência prática, ele consiste nas relações que se estabelecem entre nós (encarnados) e os espíritos (desencarnados ou alma dos mortos); como filosofia, compreende todas as consequências morais que dimanam (procedem) dessas mesmas relações”[1], definição de Allan Kardec.

A Doutrina dos Espíritos foi inicialmente codificada em 1857, em Paris, França, e pode ser definida como “uma ciência que trata da natureza, origem e destino dos Espíritos, bem como de suas relações com o mundo corporal”[1].

Allan Kardec é considerado o codificador dos ensinamentos dos Espíritos e compilou o Espiritismo nos seguintes livros:

    • O Livro dos Espíritos: princípios da doutrina espírita — "sobre a imortalidade da alma , a natureza dos espíritos e suas relações com os homens, as leis morais, a vida presente, a vida futura e o porvir da humanidade – segundo os ensinos dados por espíritos superiores com o concurso de diversos médiuns"[2].
    • O Livro dos Médiuns: guia dos médiuns e dos evocadores — "ensino especial dos espíritos sobre a teoria de todos os gêneros de manifestações, os meios de comunicação com o mundo invisível, o desenvolvimento da mediunidade, as dificuldades e os tropeços que se podem encontrar no Espiritismo"[3].
    • O Evangelho Segundo o Espiritismo: "a explicação das máximas morais do [Jesus] Cristo em concordância com o Espiritismo e suas aplicações às diversas circunstâncias da vida"[4].
    • O Céu e o Inferno: a justiça divina segundo o Espiritismo — "exame comparado das doutrinas sobre a passagem da vida corporal à vida espiritual , sobre as penalidades e recompensas futuras, sobre os anjos e demônios, sobre as penas, etc; seguido de numerosos exemplos acerca da situação real da alma durante e depois da morte"[5] .

A Gênese: os milagres e as predições segundo o Espiritismo — "a Doutrina Espírita há resultado do ensino coletivo e Concordante dos espíritos. A ciência é chamada a constituir a gênese de acordo com as Leis da Natureza. Deus prova a sua grandeza e seu poder pela imutabilidade das suas leis e não pela abrogação delas. Para deus , o passado e o futuro são o presente"[6].

Referências:

  1. KARDEC, A. O que é o Espiritismo, Preâmbulo. Disponível em: http://www.febnet.org.br/blog/geral/divulgacao/downloads-divulgacao/obras-basicas
  2. KARDEC, A. O Livro dos Espíritos, folha de rosto. Disponível em: http://www.febnet.org.br/blog/geral/divulgacao/downloads-divulgacao/obras-basicas
  3. KARDEC, A. O Livro dos Médiuns, folha de rosto. Disponível em: http://www.febnet.org.br/blog/geral/divulgacao/downloads-divulgacao/obras-basicas
  4. KARDEC, A. O Evangelho Segundo o Espiritismo, folha de rosto. Disponível em: http://www.febnet.org.br/blog/geral/divulgacao/downloads-divulgacao/obras-basicas 
  5. KARDEC, A. O Céu e o Inferno, folha de rosto. Disponível em: http://www.febnet.org.br/blog/geral/divulgacao/downloads-divulgacao/obras-basicas/ 
  6. KARDEC, A. A Gênese, folha de rosto. Disponível em: http://www.febnet.org.br/blog/geral/divulgacao/downloads-divulgacao/obras-basicas/

Ações do documento

Passagens

"Tudo o que somos é resultado daquilo que pensamos."

Buda

:-:-:-:-:-:

 

"Se toda imperfeição é fonte de sofrimento, o Espírito deve sofrer não somente pelo mal que fez como pelo bem que deixou de fazer na vida terrestre."

Allan Kardec

 

:-:-:-:-:-:

 

"Tenhamos em mente que não somos o que os  outros pensam e, muitas vezes, nem mesmo o que pensamos ser. Mas somos, verdadeiramente, o que sentimos. Aliás, os sentimentos revelam nosso desempenho no passado, nossa atuação no presente e  nossa potencialidade no futuro."

Hammed