Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Ferramentas Pessoais

Navegação

Você está aqui: Página Inicial / Posts / Reencarnação

Reencarnação

O homem formado pelo corpo, perispírito e espírito pode ser visto como escolar na caminhada evolutiva à qual é composta, analogamente aos anos seguintes de escola, de diversos estágios mais ou menos longos.

Cada ano numa determinada série escolar com os aprendizados coerentes à maturidade da criança se assemelha a uma encarnação.

Encarnar, ou reencarnar, significa retornar a carne, a vida material. É o nascimento dum espírito pré-existente num corpo de um bebê até a morte do seu corpo físico, a desencarnação.

São infinitas as oportunidades de reencarnação. O aprendizado na moral e no intelecto do espírito está intrinsecamente ligado as encarnações. Existe sim vida entre uma encarnação e outra. Porém e na prova da vida corpórea que se consolida os aprendizados.

Plantar e colher, nascer e morrer. Ação e reação ocorrem ao longo de uma ou varias vidas corpóreas. Todo agir (ação) possui sua contra-parte (reação) ao longo da jornada do espírito. Essa correspondente, a reação, essa reposta, pode até refletir numa encarnação futura, porém existe sempre o efeito após causa em tudo que o espírito manifesta.

O inverso também pode acontecer, acontecimentos do presente, que não possuem uma explicação razoável olhando apenas a vida presente, podem ter sua origem em vidas passadas.

Em outras culturas um processo semelhante é chamado de carma. No entanto, no Espiritismo esse processo é estudado como Lei de Causa e Efeito.

A visão que a Doutrina dos Espíritos proporciona é ampla. Não se prende mais a mera vida cotidiana com começo e fim curtos. Pois o que são 80 anos? Ou muitas vezes até menos. A velocidade do correr dos dias fica demasiadamente rápida para termos como toda a vida apenas uma encarnação. E a reencarção, depois de compreendida, abre muitos caminhos para entendimentos mais profundos do ser humano... Porém isso já é assunto para outro post :) .

Ações do documento

Passagens

"Tudo o que somos é resultado daquilo que pensamos."

Buda

:-:-:-:-:-:

 

"Se toda imperfeição é fonte de sofrimento, o Espírito deve sofrer não somente pelo mal que fez como pelo bem que deixou de fazer na vida terrestre."

Allan Kardec

 

:-:-:-:-:-:

 

"Tenhamos em mente que não somos o que os  outros pensam e, muitas vezes, nem mesmo o que pensamos ser. Mas somos, verdadeiramente, o que sentimos. Aliás, os sentimentos revelam nosso desempenho no passado, nossa atuação no presente e  nossa potencialidade no futuro."

Hammed